sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Você sabia que a Amazônia não é uma mata virgem?

Estudos publicados em 2005 sobre o Alto Xingu e conduzidos por Heckenberger em colaboração com antropólogos da UFRJ e membros do povo Kuikuru, revelaram que a Amazônia é uma região ocupada há milênios por povos indígenas, e que boa parte da cobertura vegetal amazônica é resultado da intervenção humana. Acabando com a idéia comum de que a Amazônia é uma floresta intocada, a qual serviu como habitação apenas para pequenas tribos indígenas nas época do "descobrimento".
Antes da colonização européia, a região era densamente povoada com aldeias de até 500 mil metros quadrados e com populações equivalentes a 5 mil pessoas. Essas sociedades possuíam estradas, represas, pontes e até estruturas fortificadas, as quais serviam como proteção contra possíveis ataques de outros povos indígenas.
No mínimo 12% do solo amazônico apresenta espécies antropogênicas, ou seja, muitas plantas úteis da região só proliferaram devido a técnicas indígenas de cultivo. A Amazônia não é o resultado da ausência humana mas sim de sua presença!
Essas sociedades modificaram o ambiente sem degradá-lo, mas é óbvio que não é qualquer tipo de ocupação que é capaz de fazer isso. A nossa sociedade está ocupando a região amazônica de maneira equivocada. Se o avanço da fronteira agrícola e da indústria madereira for mantido nas proporções de 2006 por exemplo, a Amazônia poderá ser reduzida para 53% de sua área original já em 2050, lembrando que atualmente a área original é de 85%



Fonte: Almanaque Brasil Sociambiental 2008


*Michael Heckenberger é arqueólogo do Departamento de Antropologia da Universidade da Florida

Nenhum comentário: